segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Quem são?



Criado em 2007, o Grupo Afrodites é uma banda formada por 10 mulheres cuja proposta é investir na musicalidade tradicional da região, unindo a pesquisa em ritmos percussivos às tendências e influências contemporâneas. Além disso, AFRODITES também tem uma abordagem cênico-musical sólida, um repertório com músicas inéditas, autorais e, ainda, arranjos próprios para canções de outros autores e intérpretes como João do Vale, Mundaréu e Clara Nunes.

As músicas “afroDITAS” - nesse caso sublinhando o “ditas” para ressaltar a idéia de que dizer e cantar ao mundo é tarefa primordial na obra do grupo - são ora poéticas ora politizadas, sociais, bem-humoradas etc; todas regadas de muita percussão (foco do grupo), harmonias e melodias. A musicalidade delas prima pela música popular maranhense , mostrando que é possível resgatar o folclore do estado atraindo um público cada vez mais atento para a cultura e capaz de valorizar a música da região.

Para unir forças a fim de fazer a música popular tomar espaço ou, por vezes, por incentivo/convite dos artistas, Afrodites já fez parcerias com músicos reconhecidos como Rosa Reis, Erilvado Gomes e Dida, e já recebeu participação nos shows de artistas como Luana Reis, Áurea Teixeira e Eme Maia. Durante esse tempo, o grupo já trilhou palcos em diversos locais da cidade como a Praça Maria Aragão, Praça Nauro Machado, Circo da Cidade, Maloca, Odeon, Laborarte entre outros, em eventos como a Semana de Letras da Ufma, IV Semana de Teatro do Maranhão, III Mostra SESC Guajajaras, Arraial da Maria Aragão, Sarau de Bailados, Dia da Mulher (Sec. De Planejamento do Estado), entre outros.

Além disso, o Grupo chama atenção para o fato de que o trabalho percussivo no estado do Maranhão é feito, em sua maioria, por homens, seja nos grupos ligados às festas folclóricas (como bumba-meu-boi, bloco tradicional ou tambor de crioula) ou nas bandas ditas contemporâneas. Sendo ainda menor o número de mulheres reconhecidas por serem especializadas no ramo. Este trabalho valoriza o espaço para o feminino na percussão bem como incentiva mulheres a aprender a profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário