EPA!!!!!



Sabe-se que a história do feminino é marcada pelas conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, mas também pela discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo.
Depois de várias mortes de mulheres ao longo da história e do trágico incêndio nos EUA - em que 146 trabalhadoras da fábrica Triangle Shirtwaist, foram queimadas vivas - o dia 08 de março foi a data escolhida (após diversas conferências de mulheres), para celebrar o Dia Internacional da Mulher e o mês de março como o Mês da Mulher. A data é lembrada em várias partes do mundo, através de discussões e debates sobre o tema, marchas, eventos culturais, etc. As mulheres através dos tempos vêm assumindo um caráter de agentes transformadores na história da humanidade.
O Grupo AFRÔS, banda independente de São Luís do Maranhão, nasceu em 2007 com nome de Afrodites e o propósito de ser um grupo de percussão feminino, cujos objetivos eram formar musicistas e ampliar os meios de trabalho das mulheres que faziam parte do grupo a partir dos shows autorais. Com o tempo e a experiência, os shows se tronaram verdadeiros espaços performáticos e poéticos onde a bandeira do feminino estava sempre erguida através das palavras e dos corpos em cena.
Diante desse amadurecimento do grupo, em 2007, as Afrôs como eram carinhosamente chamadas decidiram homenagear o Dia Internacional da Mulher e o Mês da Mulher de forma diferente através de um evento cujo discurso do feminino seria posto à tona através das obras das artistas de São Luís.
Dessa forma surgiu o Eita Piquena Arteira - EPA, que se tornou uma ação importante do calendário de atividades artísticas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher de São Luís, sendo uma festa que reúne em um único lugar as várias expressões artísticas presentes na nossa cidade. Portanto, o evento através de seu caráter de coletividade, convida várias artistas a participarem, levando suas obras para a festa-movimento. A idéia é que através da interação do público com as obras, sejam elas performáticas, cênicas, audiovisuais ou musicais, reflita-se sobre o significado do universo feminino para a dinâmica da nossa sociedade.
Em 2012 faremos a quarta edição do evento.... e a produção já está acontecendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário