domingo, 24 de fevereiro de 2013

Tudo novo, de novo!



Era 2007 quando nos reunimos pela primeira vez. Nos encontramos em dezembro com o propósito de tocar em um grande bloco feminino no carnaval ludovicense. Ao juntarmos os sons dos instrumentos de cada moça presente naquela finada casa xadrez, imediatamente percebíamos que não ia ser assim tão fácil...
Era um paracatum pra cá e e outro tracatatá pra lá. Tudo magistralmente tocado sem o menor sentido.
Nessa época a banda se chamava Afrodites, tinha proposta de um figurino com ares gregos, muita maquiagem, flores no cabelo, feminilidade à flor da pele. De todas essas propostas, o tal do figurino grego era o que mais incomodava. Camila Cutrim já dizia:
- Rapá posso até usar maquiagem, mas saia curta? Nãaaa!
Daí eu tive que pensar noutras propostas de figurino. A ideia surgiu - não genial, confesso, mas visualmente bonito - saias longas de chita!
Começamos a nos apresentar timidamente aqui, acolá, na festa de um amigo, em um evento no Laborarte, até que certo dia, um representante da revista Ótima me ligou para fazermos uma entrevista e um ensaio fotográfico... (caramba, que massa!), e seria na edição de aniversário de um ano da revista (putz! mais massa ainda!)
Tratei de avisar sáspiquena para colocarmos nossas chitas, maquiagem, flores no cabelo. Marcamos de fazer as fotos lá na finada casa verde, onde recebemos o fotógrafo - que ficou atarantado em colocar 11 mulheres numa única foto. Se fôssemos contorcionistas de repente sairia mais fácil.
Mas rolou e rolou bonito. Foi o primeiro de muitos ensaios fotográficos divertidos na nossa história. Se liga no registro!



Só de responsa: Hérika Fernandes, Camila Cutrim, Jania Lindoso, Camila Pinto Boullosa, Eva Maria, Cris Campos, Fernanda Preta,  Suhelen Aragão, Talita Cavalcante, Rebeca Alexandre e Fernanda Branca

Tempos depois algumas queridas foram seguir outros caminhos, mas outras moças talentosas entraram no grupo, que a essa altura começou a compor suas próprias canções, sempre com a percusssividade latente.
Convidamos o querido fotógrafo Guto Côrtes para trazer à luz do seu olhar, a banda. Com o auxílio de Beto Pio na iluminação, eis que as fotos revelaram nossa cor  e as chitas!



Aqui temos  a ilustre presença de Camila Cutrim, Camila Pinto Boullosa, Camila Reis, Cris Campos, Fernanda Branca, Fernanda Preta,  Jania Lindoso, Rebeca Alexandre, Talita Cavalcante e Tieta Macau.


Com o passar dos dias e sonoridades, buscávamos cada vez mais profissionalizar o trabalho. Nesse instante, além de artistas também começávamos a realizar a festa-movimento Eita Piquena Arteira, uma grande mostra que homenageia o feminino através de artes integradas, proporcionando experiências dialogais sinérgicas e sinestésicas através das artes.
Já no trilhar no terceiro ano de existência da banda, com muitos shows marcados e agenda cheia, queríamos dar uma renovada no álbum. A essa altura, o grupo que se chamava  AFRODITES começava a estudar novos nomes pra banda, pois descobrimos que já havia uma banda com esse nome e em vias de registro.
Mesmo assim, queríamos fazer um novo ensaio fotográfico e convidamos o fotografo e câmera man Paulo do Vale e Beto Pio na luz, para fazer as fotos.
Com a presença das artistas Camila Cutrim, Camila Pinto Boullosa, Camila Reis, Cris Campos, Fernanda Branca, Fernanda Preta,  Jania Lindoso, Rebeca Alexandre, Talita Cavalcante e Tieta Macau, eis aí a nossa felicidade.






O tempo traz muitas transformações - internas e externas. É o aprendizado natural da vida, entretanto, enquanto estivermos mudando para melhor, que a mudança seja sempre nosso foco. O nome AFRÔS que já era uma forma carinhosa de nos chamarmos se tornou o nome da banda.
Outras mudanças foram a saída de duas amigas que foram trilhar por novas experiências sonoras e a recepção de uma nova integrante...
Diante desses novos ares, era hora de fazer mais um ensaio fotográfico, dessa vez dirigido e fotografado pela sensível Carolina Libério: As mulheres com o fruto proibido - um ensaio muito bacana, divertido, que rendeu imagens importantes para divulgação, além de vários comentários nas redes sociais... o ensaio foi feito na casa de vidro, que não é finada ainda...






Camila Cutrim, Camila Pinto Boulossa, Cris Campos, Fernanda Branca, Fernanda Preta, Jania Lindoso, Melannie Carolina, Rebeca Alexandre e Tieta Macau. 

2012 foi um ano intenso de musicalidade, aprendizagem, de ficarmos felizes em sermos AFRÔS e sermos um grupo tão unido e coeso. Há muita cumplicidade e pensamentos comuns. Somos "casadas" há 5 anos, isso não é  fácil e nos orgulhamos disso. No decorrer de tantos diálogos, aprendemos sempre uma com as outras, pois cada moça em si já é uma carga de cultura e força.
Nesse ínterim, mais uma integrante se vai e por outro lado quem foi chegando de mansinho, se apropriou e se tornou o novo membro do grupo - Hugo César. Camarada bom das guitarras e dos argumentos. Mais um motivo de orgulho para nossa família.
Vamos fazer um novo ensaio, gente? Claro! Precisamos registrar nossa cara, nossa identidade, nossa força!
Convidamos novamente Carol que nos sugeriu que pensássemos algo novo, que tinha a ver com a identidade da banda hoje, além de sugerir um local externo.
Pensa daqui, pensa dacolá, chegamos a conclusão de que hoje somos guerreiros! Nossa história é uma vitória! E que seja sempre! Foi assim que fomos ao Sítio do Físico mostrar a força da terra, da mata, de guerreiros em luta pela arte, vida, humanidade, natureza e pela música!





É isso aí pessoal, essa é nossa história contada por nossos ensaios fotográficos, mas antes de terminar preciso deixar algumas informações:
1- Casas verde e xadrez foram as sedes do grupo, hoje estamos na casa de Vidro!
2- O ensaio do Sítio do Físico foi o mais comédia de todos: nêgo se coçava com formiga, mosquito, urtiga, mas na hora do click, só dava diva! Diva...gar quase parando! 

Eis nós: folia, amizade, arte e piadas. A vida como ela deve ser. :)

( por Cris Campos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário