quarta-feira, 16 de março de 2011

II EITA PIQUENA ARTEIRA



O Grupo Afrodites, pelo segundo ano, impõe-se uma meta: rememorar o dia Internacional da Mulher. Em 2010 o Grupo fez uma festa no Laborarte chamada EITA PIQUENA ARTEIRA que contou com várias apresentações artísticas. Esse ano nós resolvemos caminhar na mesma direção: dia 19 de março, a partir das 19h, no Laborarte, vai acontecer o EITA PIQUENA ARTEIRA II, uma festa-movimento, cujo principal objetivo é reavivar o dia Internacional da Mulher e homenagear as mulheres. 
A importância da lembrança deste dia é bastante imperativa na atual configuração dos papéis de cada um na sociedade. Sabe-se que a história do feminino é marcada pelas conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, mas também pela discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo. 
As mulheres, através dos tempos, vêm assumindo um caráter de agentes transformadoras na história da humanidade. Esse dia é lembrado em várias partes do mundo com dias inteiros dedicados para discussões, debates sobre o tema, etc.
Pensando em todo esse caráter reflexivo que o dia nos traz, o Grupo Afrodites (Afrôs), cujo trabalho, no caso a música, está repleto de marcas do universo feminino, sentiu a necessidade de movimentar a cidade durante esse dia tão importante. E a forma ideal encontrada para expressar essa homenagem foi trazer ao grande público algumas efígies das várias expressões artísticas presentes na nossa cidade.  
Portanto, o evento, através de seu caráter de coletividade, convidou várias artistas a participarem levando sua obra para a festa-movimento. A ideia é que, através da interação do público com as obras, sejam elas performáticas, audiovisuais ou musicais, reflita-se sobre o significado do universo feminino para a dinâmica da nossa sociedade.
O II Eita Piquena Arteira terá a honra de receber este ano os shows de AFRÔS (Afrodites), caixeiras do Divino Espírito Santo, Rosa Reis, Didã, Tássia Campos, Bambaê de Saia, Dj’s As Infernandas. Os shows serão intercalados com as performances de dança de Calliandra Ramos, Delcianny Garcês e Inara Rodrigues e a performance teatral da atriz, cantora e compositora do grupo AFRODITES, Cris Campos. Em outras salas acontecerão exposições da artista plástica Babula, dos fotógrafos Paulinha Alcoforado e Marcos Gatinho e a exposição de moda da designer Tamara Marques. Também será exibido o vídeo documentário “Rainhas de Raiz” de Rebeca Alexandre (musicista do grupo AFRODITES), um filme produzido especialmente para o Eita Piquena Arteira de 2011.
Contamos com a presença de todos que vêm nos acompanhando e também dos que curtem boa música, dança, teatro, cinema, poesia e muita diversão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário