quarta-feira, 16 de março de 2011

"Todo carnaval tem seu fim."

Por Carolina Libério

O Grupo Afrodites, para além de uma banda de mulheres fazendo músicas, misturando ritmos, sons e estilos, tem se configurado como um verdadeiro coletivo.
A banda está sempre articulando outras atividades artísticas, sejam elas com outros grupos musicais, teatro, dança, cinema, na frente ou atrás das câmeras. 
Neste carnaval, o grupo deu início a uma parceria que rendeu, e continuará rendendo bons frutos, com a Escola de Samba Flor do Samba. Desenvolvemos por lá uma pesquisa que abarcou vários assuntos que vão da origem do carnaval como ele é hoje em São Luís, a história da própria escola, o carnaval nos dias atuais e as dificuldades que existem quando o assunto é colocar uma Escola na avenida. Esses tópicos vieram à tona durante ótimas, e esclarecedoras, conversas com o carnavalesco conhecido como Dominguinhos. 
Essa pesquisa acabou gerando frutos melhores e, a convite da Escola, saímos do campo teórico e nos embrenhamos em meio à enriquecedora experiência da prática: algumas Afrodites saíram na escola, na bateria, cantando ou em alas. 
Neste momento, estamos envolvidas na produção do II Eita Piquena Arteira, evento em comemoração ao dia internacional das Mulheres, onde buscamos fazer a fusão de várias manifestações artísticas: músicas, performances, exposições, exibição de vídeos, com muita alegria e descontração, tal como é o estilo do grupo.
Estamos em pique total, há menos de uma semana do evento, articulando, trabalhando, se mexendo, enfim, produzindo o II Eita Piquena Arteira. 
Por isso, após a realização do evento, dedicaremos alguns longos e interessantes posts que trarão à luz do conhecimento de vocês boa parte do que coletamos e reunimos em vídeos e textos, escritos por nós, sobre a vivência junto à comunidade da Flor do Samba. Fiquem ligados! 

***

No último domingo, dia 13 de março, tivemos o prazer de um novo ensaio fotográfico junto a fotógrafa Carolina Libério. Foi um sucesso. Algumas fotos podem ser vistas na barra lateral do blog. 

***

Por Rebeca Alexandre e Camila Cutrim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário